
O Microsoft Mesh usa a tecnologia de holoportação. Isso significa que o indivíduo pode visualizar hologramas de outros usuários conectados em um mesmo espaço virtual, independentemente de eles estarem fisicamente no ambiente ou não.
Trata-se de uma tecnologia semelhante a de filmes espaciais como Star Wars, em que duas pessoas conversam mediadas por um holograma.Mas, é preciso ter calma, a holografia da apresentação do Microsoft Mesh foi uma representação de onde a companhia quer chegar e menos sobre estado atual da plataforma.
Atualmente, o Mesh é uma plataforma de realidade mista criada na infraestrutura de nuvem Azure, que vai permitir a desenvolvedores criarem ferramentas para trabalhos colaborativos a distância. O objetivo é que pessoas em lugares diferentes possam ter a sensação de compartilhar um espaço.
Para isso, será preciso um hardware compatível com realidade mista. A Microsoft vem, trabalhando no HoloLens, seu headset. O aparelho foi apresentado inicialmente como a proposta da companhia para uso em games, mas ficou renegado apenas ao campo de pesquisa. Além disso, não é vendido mundialmente ao público final com facilidade.