Toda vez que o usuário instala uma atualização do Windows 10, o Windows faz um backup das configurações anteriores durante o processo de instalação. Assim, caso ocorra alguma problema de compatibilidade na instalação do Windows ou erro crítico ao atualizar para nova versão, é possível desfazer as configurações.

Mas, vale a pena destacar que os arquivos não são totalmente removidos depois da instalação de uma atualização do Windows. Mesmo que a instalação seja concluída com êxito, o mecanismo de segurança mantem alguns arquivos na pasta “Windows.old” que podem ocupar uma parcela significativa da quantidade de armazenamento disponível. Principalmente, em notebooks com capacidade de armazenamento limitada. Então, com o passar do tempo e das atualizações, você pode ficar com espaço em disco insuficiente.

A versão de maio de 2021 do Windows 10 é baseada na versão de maio de 2020 do Windows 10, ou versão 2004. Isso quer dizer que o dispositivo vai simplesmente instalar um pacote de ativação rápida que não requer uma reinstalação. Então, nenhum backup será feito.

Entretanto, se você atualizou seu Windows com uma versão mais antiga como a 1909, fez uma reinstalação completa usando a Ferramenta de Criação de Mídia ou o Assistente de Atualização, o mecanismo de segurança do Windows fará um backup dos arquivos na pasta Windows.old e muito provavelmente, parte desses arquivos serão mantidos.

Neste guia do Windows 10, iremos guiá-lo pelas etapas para remover os arquivos de instalação anteriores após a atualização para a versão 21H1 usando o aplicativo Configurações e a Limpeza de disco.

Como liberar espaço no disco rígido usando o Sensor de Armazenamento

Para limpar o espaço em disco no Windows, após instalar a atualização, use estas etapas:

  1. Abra Configurações.
  2. Clique em Sistema.
  3. Clique em Armazenamento.
  4. Na seção “Armazenamento“, clique na opção Configurar Sensor de Armazenamento ou execute-o agora.

5. Na seção “Liberar espaço agora“, marque a opção Excluir versão anterior do Windows.

6. Clique no botão Limpar agora.


Depois de concluir as etapas, os arquivos de instalação anteriores serão excluídos, restaurando vários gigabytes de espaço no disco rígido principal.

Como liberar espaço no disco rígido usando arquivos temporários

Para limpar o espaço em disco no Windows usando as configurações de arquivos temporários, siga estas etapas:

  1. Abra Configurações.
  2. Clique em Sistema.
  3. Clique em Armazenamento.
  4. Na seção “(C :)”, clique na opção Arquivos temporários.

5. Marque a opção Instalação (ões) anterior (is) do Windows.

6. Clique no botão Remover arquivos.

Depois de concluir as etapas, os arquivos da configuração anterior do Windows 10 serão removidos do computador. Diminuindo as chances do computador ficar com espaço em disco insuficiente.

Como liberar espaço no disco rígido usando a Limpeza de disco

Como alternativa, você ainda pode usar a ferramenta Limpeza de Disco para excluir o Windows.old com os arquivos de configuração anteriores após a instalação da atualização de maio de 2021.

Para limpar o espaço em disco no Windows usando a Limpeza de disco para remover a pasta Windows.old com a configuração anterior, siga estas etapas:

  1. Abra Iniciar.
  2. Pesquise por Limpeza de disco e clique no resultado principal para abrir o aplicativo.
  3. Clique no botão Limpar arquivos do sistema.

4. Marque a opção Instalação (ões) anterior (is) do Windows.

5. Clique no botão OK.

Depois de concluir as etapas, a Limpeza de Disco vai remover o Windows.old que guardava uma cópia da configuração antiga, liberando espaço de armazenamento no computador.

Deixe uma resposta