
A Microsoft inseriu no Windows 11 o Modo de Eficiência no Gerenciador de Tarefas, possibilitando que o usuário suspenda processos de programas que estão consumindo muitos recursos de CPU, memória ou disco do computador.
O Gerenciador de Tarefas do Windows 11 permite que os usuários tenham maior controle sobre os programas, processos em execução e assim, possam priorizar tarefas no Windows. Quando o usuário habilita o Modo de Eficiência, o Windows executa o processo selecionado de maneira mais eficiente em relação ao consumo de energia, memória RAM e capacidade de processamento da CPU.
Vale destacar que, não é mais possível abrir o Gerenciador de Tarefas clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da Barra de Tarefas. Porém, a opção reaparece se o usuário clicar com botão direito em cima do menu Iniciar.

Se você suspender um programa ou processo que consome muitos recursos de sistema utilizando o Modo de Eficiência do Gerenciador de Tarefas do Windows 11, os outros programas terão prioridade em relação ao uso dos recursos. Melhorando o desempenho e evitando que o computador superaqueça.
Como priorizar um programa no Windows 11
Para habilitar o Modo de eficiência no Gerenciador de Tarefas, siga as etapas a seguir:
- Abra o Gerenciador de Tarefas.
- Clique na guia de Processos.
- Clique com o botão direito no processo que está consumindo muito desempenho.
- Selecione “Modo de Eficiência” no menu de contexto.

5. Repita o processo para todas tarefas com alto consumo de RAM.
6. Feche o Gerenciador de tarefas.
Depois de seguir os passos acima, o Windows 11 vai definir prioridade no gerenciador de tarefas e dedicar o uso dos recursos.
Observação: apesar da priorização de tarefas ter sido desenvolvida para o Windows 11, a Microsoft incorporou o mesmo recurso no Windows 10, a partir da versão 21H1.
Resumo
Saiba como priorizar tarefas no Windows 11 e também no Windows 10, na versão 21H1 ou posterior.
Então, siga as etapas acima e diga nos comentários se conseguiu aumentar prioridade de programa no Windows 11.