A Segurança em Nível de Objeto, OLS, permite que o desenvolvedores dos relatórios no Power BI ocultem colunas específicas com dados confidenciais dos visualizadores do relatório. Quem está visualizando o relatório não vai conseguir ver as colunas ou tabelas que geraram os resultados. Com a Segurança em Nível de Objeto torna possível evitar que os usuários dos relatórios desenvolvidos no Power BI descubram dados confidenciais, como registros financeiros e dados sensíveis sobre os funcionários.

Existem um outro tipo de segurança de informações sensíveis no Power BI. A Segurança de Nível de Linha, RLS, permite usar filtros DAX para restringir acesso aos dados contidos nas linhas. Também é possíveis ocultar tabelas e linhas dos usuários. Mas, não impede que o mesmo acesse o DAX e veja quais informações foram restringidas.

A Segurança de Nível de Linha não oculta os metadados do modelo. Por outro lado, a Segurança de Nível de Objeto sim. Um usuário sem permissão não pode acessar os metadados do objeto nem por meio do DAX. É como se as tabelas e colunas protegidas simplesmente não existissem.

Para ativar a segurança de nível de objeto

Como a Segurança em Nível de Linha, a Segurança em Nível de Objeto não é criada nativamente no Power BI Desktop, mas ferramentas externas, como o Tabular Editor, podem definir regras de OLS nos conjuntos de dados do Power BI Desktop.

Nesta postagem, usaremos o Tabular Editor, uma ferramenta externa para gerenciar modelos tabulares e definir regras de OLS para um conjunto de dados.

Como configurar a segurança de nível de objeto usando o Tabular Editor

No Power BI Desktop, crie as funções que definirão suas regras de OLS. Clique no botão Gerenciar funções na guia Modelagem da faixa de opções.

1. Na faixa de opções Ferramentas Externas, clique em Editor Tabular.

Se você não vir o botão Tabular Editor, instale o programa de tabulareditor.github.io. Quando aberto, o Tabular Editor se conectará automaticamente ao seu modelo.

2. Na visualização do modelo, selecione o menu suspenso em Funções. As funções criadas na etapa anterior serão exibidas.

3. Selecione a função que você deseja habilitar uma definição OLS e edite a regra para Nenhum ou Ler.

4. Depois de definir a segurança em nível de objeto para as funções, salve suas alterações.

5. No Power BI Desktop, publique seu conjunto de dados no Power BI online. No Power BI online, navegue até a página Segurança clicando com o botão direito no conjunto de dados. Em seguida, atribua os membros ou grupos às funções apropriadas e clique em Salvar.

Neste ponto, as regras de segurança em nível de objeto são definidas. Os usuários que não têm a permissão necessária receberão uma mensagem de que o campo não existe para todos os visuais de relatório que usam o campo.

Deixe uma resposta