Os usuários que fazem treinamento de Power BI com a IT’S ON- Treinamentos e Consultoria, aprendem que o Power BI é basicamente a junção de três suplementos do Excel. Mas, existem a impressão digital de outros programas da Microsoft. E o recurso que permite agrupar gráficos e outros objetos na área de relatórios se assemelha muito ao disponível no PowerPoint.

O agrupamento no Power BI funciona com os gráficos ou visuais, formas, caixas de texto, imagens e botões. E torna possível mover todos os gráficos ou objetos de uma vez só. Também é possível redimensiona-los ao mesmo tempo, tornando o trabalho do desenvolvedor do relatório muito mais fácil.

Para agrupar elementos visuais, você pode clicar com a tecla Ctrl pressionada e clicar com o botão direito do mouse para selecionar a opção de grupo.

Clicar com o botão direito do mouse em um grupo oferece a opção de desagrupá-los mais tarde.

Geralmente, por padrão, o comportamento imita o PowerPoint exatamente, como:

  • Clicar no espaço vazio dentro do grupo não selecionará nada
  • Clicar em um visual dentro de um grupo selecionará o grupo inteiro no primeiro clique e o visual individual no segundo clique
  • Selecionar um grupo e outro objeto na página e, em seguida, selecionar a opção Grupo criará um grupo aninhado
  • Use o painel de seleção para ocultar tudo no grupo de uma só vez (e adicione-o aos favoritos se você)

Existem algumas maneiras de estendermos o recurso também, incluindo:

  • Use o painel de seleção para arrastar e soltar objetos dentro e fora de grupos
  • Selecionar dois grupos e abrir o menu de contexto oferece a opção de mesclar os grupos em um grupo em vez de aninhar
  • Usando o painel de formatação, você pode adicionar uma cor de plano de fundo a um grupo. Se um grupo tiver um plano de fundo, agora ele terá “substância” para poder clicar no plano de fundo do grupo para selecioná-lo.

Vale a pena ressaltar que o agrupamento dos gráficos e objetos no Power BI passou a ser suportado nas versões mais recentes, aonde o cabeçalho foi atualizado. Se você possui um relatório antigo, feito nas versões mais antigas do Power BI, acesse a caixa de diálogo Opções para Atualizá-lo.

De forma geral, sempre aconselhamos que todos os usuários atualizem mensalmente o Power BI, assim que a Microsoft disponibiliza o novo setup para download e instalação. Para aqueles que não sabem, o Power BI é um software ainda em construção com a atualizações mensais que envolvem melhorias e novos recursos.

Deixe uma resposta