
Os usuários do Power BI que fizeram o treinamento corporativo oferecido pela IT’S ON – Treinamentos e Consultoria, sabem que existem algumas versões do Power BI: on premises, service, mobile e o admin. Este ultimo é utilizado pelos administradores do Power BI nas empresas.
Os administradores do Power BI Admin são os controladores de todos os recursos que os demais usuários tem acesso dentro de uma empresa. Inclusive, a possibilidade de um usuário criar novas workspaces, áreas de trabalho, no Power BI service (versão online do Power BI).
A Microsoft anunciou uma nova experiência no espaço de trabalho do Power BI. A gigante da tecnologia adicionou uma configuração de inquilino aos administradores do Power BI para escolher se os usuários podem criar espaços de trabalho.
Isso ajuda as organizações a controlar a criação de áreas de trabalho com mais eficiência e impedir que áreas de trabalho indesejadas apareçam no Power BI quando grupos do Microsoft 365, antigo Office 365, são criados.
Permitindo que os administradores do Power BI bloqueiem a criação de espaços de trabalho
Uma nova configuração de inquilino do Power BI permite o bloqueio da criação de espaços de trabalho, ou workspaces no Power BI service. Por padrão, esta opção esta desligada. Portanto, nada mudará no comportamento atual das organizações.

Quando ativado, eis o que acontece:
- Os usuários não podem criar espaços de trabalho clássicos na interface do serviço do Power BI ou por meio de APIs.
- Os grupos do Microsoft 365 recém-criados não aparecerão como áreas de trabalho clássicas na lista de áreas de trabalho do Power BI.
- Áreas de trabalho clássicas no Power BI que nunca foram abertas por nenhum usuário não serão mais exibidas na lista de áreas de trabalho.