
Várias fatores podem afetar a força, o raio de cobertura, velocidade e a intensidade do sinal de Wi-Fi numa casa ou apartamento. No decorrer de um dia, a quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo pode afetar também a qualidade do sinal Wi-Fi. Mas, se a conexão diminuir de forma constante e independentemente da quantidade de pessoas conectadas, é possível verificar a intensidade do sinal Wi-Fi.
Antes de comprar um novo roteador Wi-Fi, mudar de plano ou de operadora do serviço de internet é indicado verificar a intensidade do sinal e avaliar se o problema é do provedor de internet ou do roteador de sinal instalado na residência.
Vale ressaltar que para o sinal de internet apresentar uma boa intensidade numa residência, a localização ideal para o roteador deve ser no centro da casa ou apartamento. E que apartamentos ou casas antigas, geralmente, tem paredes, tetos e chão mais grossos. O que também pode afetar a intensidade do sinal de internet Wi-Fi em todos os cômodos.
Neste guia, mostraremos as etapas para verificar a intensidade do sinal Wi-Fi no Windows 10 com Prompt de Comando, PowerShell e um aplicativo da Microsoft Store.
Como verificar o sinal da internet Wi-Fi usando o Prompt de Comando
Para verificar a intensidade do sinal Wi-Fi no Windows 10 com Prompt de Comando, siga estas etapas:
- Abra o menu Iniciar.
- Digite “command” e você verá “Command Prompt”.
- Selecione o resultado do prompt de comando.
- Escolha “Executar como administrador”.

5. Na janela do prompt de comando, digite “netsh wlan show interfaces”.
O comando acima, quando digitado no Prompt de Comando, exibe todos os detalhes sobre a rede Wi-Fi que o computador esta conectado e o roteador em uma tabela. A intensidade do sinal Wi-Fi será demostrada em porcentagem, entre 0% e 100%.

Como você pode ver na captura de tela acima, o campo “Sinal” contém a porcentagem da qualidade do sinal do seu roteador Wi-Fi.
Se a força do sinal Wi-Fi estiver constantemente abaixo dos 60%, o sinal esta fraco e você deve considerar mudar o roteador de lugar na residência.
Também é possível baixar um analisador de canais de sinais de internet Wi-Fi, e verificar quais são os canais mais utilizados pelos seus vizinhos. Após a analise, escolha o canal menos utilizado para o sinal Wi-Fi na sua residência.
Por exemplo, se seus vizinhos e você estão utilizando o canal 11, o sinal de internet Wi-Fi ficará congestionado. Para contornar o problema, altere manualmente as configurações do seu roteador escolhendo um canal com menos adeptos.
Como já falamos neste post, a espessura das paredes e a densidade dos materiais utilizadas na construção da residência podem enfraquecer a intensidade do sinal Wi-Fi. Mas, é claro que, não recomendamos a remoção de tais obstáculos sobre o risco de comprometimento físico da estrutura do local.
Mas, como alternativa, recomendamos a compra de um novo e mais potente roteador de sinal ou de um repetidor de sinal Wi-Fi, que pode ser instalado em um local estratégico na área que deve ser coberta pelo Wi-Fi.