Impulsionado pela pandemia, o comércio global online viveu um aumento de 16% nas vendas em 2020. No Brasil, 46% dos brasileiros utilizaram sites de compras online para adquirir seus itens desejados. E com a explosão do número de sites que utilizam o pagamento online é imprescindível ter certeza que são seguros antes de realizar uma compra.

Endereços, dados pessoais e de cartão de crédito são fornecidos pelo usuário no momento da compra online e tais informações devem ficar longe das mão de criminosos digitais.

Existem diferentes maneiras de garantir que as informações fornecidas pelo usuário a um site de compras online serão transportadas e armazenadas com segurança. Além disso, é possível verificar também se a empresa proprietária do site tem o certificado de boas práticas.

Como identificar se um site é seguro para compras

Sempre que visitar um site, certifique-se que o endereço, ou Url, do site exibido na barra de endereços comece com https: // e não http: // (s em https: // se destina a sites com conexão segura).

Geralmente, no canto esquerdo da barra de endereços ou antes do endereço do site, o símbolo de um cadeado estará sendo exibido. Vale destacar que dependendo do navegador, a localização do cadeado pode ser diferente.

Esses dois níveis de segurança garantem que os dados do usuário serão criptografados antes de sair do dispositivo do usuário e até que sejam entregues à empresa prestadora do serviço assim permanecerão. Tais informações são praticamente impossíveis de serem descriptografadas por hackers que interceptem os dados no meio do caminho.

É possível verificar também se a empresa que é proprietária do site é confiável. A barra de endereços do seu navegador ficará verde quando o site recebeu o certificado EV SSL das autoridades de certificação.

Essas autoridades fornecem certificados para sites somente após a revisão com um procedimento pré-determinado.

Caso a barra de endereços do site que você visitou esteja da cor vermelha, isso significa que o site não é confiável para receber suas informações pessoais. Além da empresa não ser confiável em relação ao armazenamento dos seus dados o item que você adquiriu pode não ser enviado.

Deixe uma resposta