Se quiser saber como criar ponto de restauração Windows 11. Quando são detectadas alterações no sistema operacional, como por exemplo, a instalação de um novo programa, o Windows 11 salva o estado atual como um ponto de restauração e essa captura instantânea é criado pela Restauração de Sistema do Windows 11.

Saber como fazer restauração de sistema no W11 é importante. Caso a instalação de um programa, atualização, driver, alterações no Registro ou nas Configurações do sistema apresente algum problema ou até mesmo um erro crítico, você pode usar a Restauração de Sistema do Windows para retornar ao ponto de restauração em que tudo estava funcionando corretamente.

Infelizmente, por algum motivo, a Restauração de Sistema do Windows 11 é desativada por padrão. Isso quer dizer que você precisa habilitá-la para poder criar ponto de restauração no Windows 11.

Como ativar a Restauração de Sistema no Windows 11

A Restauração do sistema não está ativada por padrão, mas você pode configurar o recurso com estas etapas:

1. Abra Iniciar.
2. Procure por Criar um ponto de restauração e clique no resultado superior para abrir a experiência Propriedades do sistema.
3. Na seção “Configurações de proteção“, selecione a unidade “Sistema” principal e clique no botão Configurar.

4. Selecione a opção Ativar proteção do sistema.

Dica rápida: o Windows 11 pode gerenciar o espaço automaticamente, mas na seção “Uso do espaço em disco”, você também pode usar o controle deslizante para especificar a quantidade máxima de armazenamento a ser reservada para a restauração do sistema.

5. Clique no botão Aplicar.
6. Clique no botão OK.

Depois de concluir as etapas, o Windows 11 criará um ponto de restauração automaticamente ao aplicar uma nova atualização ou quando forem feitas alterações específicas no sistema.

Como criar ponto de restauração de sistema no Windows 11

Quando o Windows 11 detectar alguma alteração no sistema, a Restauração de Sistema criará um ponto de verificação automaticamente. Também é possível e recomendável que você crie um ponto de restauração manualmente caso queira fazer modificações significativas no Windows.

Para criar um ponto de restauração de sistema manualmente, siga estas etapas:

1. Abra Iniciar.
2. Procure por Criar um ponto de restauração e clique no resultado superior para abrir a experiência Propriedades do sistema.
3. Na seção “Configurações de proteção“, clique no botão Criar.

4. Digite um nome descritivo para o ponto de restauração – por exemplo, antes de modificar as configurações do Windows Update com o Registro.
5. Clique no botão Criar.

6. Clique no botão Fechar.
7. Clique no botão OK.

Depois de concluir as etapas, você poderá desfazer as alterações se algo der errado durante a instalação de um novo driver ou aplicativo ou após a edição do Registro.

Como recuperar usando a Restauração do sistema no Windows 11

Se surgirem problemas após a instalação de algum programa, driver ou qualquer alteração significativa nas configuração do Windows, você pode desfazer as alteração recuperando o estado os sistema que foi salvo pela ponto de restauração.

É possível executar a Restauração de Sistema pelo área de trabalho ou até quando o Windows parar de iniciar corretamente.

Como acessar a Restauração de Sistema pela área de trabalho e desfazer alterações no Windows 11

No caso de você ainda ter acesso à área de trabalho, você pode reverter as alterações do sistema usando um ponto de restauração com estas etapas:

1. Abra Iniciar.
2. Procure por Criar um ponto de restauração e clique no resultado superior para abrir a experiência Propriedades do sistema.
3. Clique no botão Restauração do sistema.

4. Clique no botão Próximo.

5. Selecione o ponto de restauração que você deseja usar no seu computador.
6. Clique no botão Verificar programas afetados para entender os aplicativos que não estarão mais disponíveis porque foram adicionados após a criação do ponto de restauração.

7. Clique no botão Fechar.
8. Clique no botão Avançar.
9. Clique no botão Concluir.

Depois de concluir as etapas, a Restauração do Sistema retornará o computador ao estado de trabalho anterior.

Como acessar a Restauração de Sistema antes de iniciar o Windows e desfazer alterações no Windows 11

Se o dispositivo não estiver inicializando corretamente e você não puder acessar a área de trabalho, use a Inicialização avançada para acessar a Restauração do sistema.

Inicialize na inicialização avançada

Antes de poder usar a Restauração do Sistema, você precisa conhecer as etapas para acessar o ambiente de inicialização Avançado, o que pode ser feito com estas etapas:

1. Ligue o seu computador.
2. Assim que o logotipo do Windows aparecer na tela, pressione o botão liga / desliga para interromper a sequência de inicialização.

3. Repita as etapas 1 e 2 mais duas vezes. (Ou até o dispositivo inicializar na experiência de recuperação.)

Após concluir as etapas, você pode usar as etapas descritas abaixo para acessar a Restauração do Sistema.

Observação: Dependendo da marca do seu computador, principalmente os notebooks, o acesso ao Inicialização Avançada pode ser feita por uma tecla ou combinação de teclas diferente.

Usando a Restauração do Sistema

Para acessar a Restauração do sistema quando o computador não iniciar, siga estas etapas:

1. Clique no botão Opções avançadas.

2. Clique em Solucionar problemas.

3. Clique em Opções avançadas.

4. Clique em Restaurar sistema.

5. Clique no botão Próximo.

6. Selecione o ponto de restauração que você deseja usar no seu computador.
7. Clique no botão Verificar programas afetados para entender os aplicativos que não estarão mais disponíveis porque foram adicionados após a criação do ponto de restauração.

8. Clique no botão Fechar.
9. Clique no botão Avançar.
10. Clique no botão Concluir.

Depois de concluir as etapas, as alterações que causam o problema serão descartadas e o dispositivo poderá iniciar normalmente.

Resumo

Saiba como habilitar a restauração de sistema no Windows 11. Além disso, como criar ponto de restauração e como restaurar sistema no W11.

Então, siga os passos acima e diga nos comentários se conseguiu usar restauração do sistema no W11 corretamente.

Deixe uma resposta